Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

segunda-feira, outubro 09, 2006

Dia 09/10/06 – Abaré (PA)
Comunidade de Prainha. População: 38 famílias. Ficaremos aqui até o fim do dia. Descemos para conhecer as pessoas, aqui tem orelhão, igreja evangélica, igreja católica, muitos pés de fruta (abacate, carambola, caju, manga, urucum, jambo, caju), uma beleza. Tem um pássaro preto com bico vermelho chamado de bico de brasa. A aula na escola acabara e as crianças estavam na frente conversando, pegando fruta do pé, brincando. Fiquei junto. Érica, uma menininha me levou para conhecer sua casa e o tracajá que seu pai havia pego. Tracajá é uma tartaruga grande muito comida nessa região, apesar de ser proibido. Dizem que a carne é uma delícia. Passeamos por dentro da mata, passamos por um igarapé onde mulheres lavavam roupa embaixo de uma ponte de madeira. Passamos por um campo de futebol e muitos pés de cajus. Comemos. Érica tem 10 anos e me fazia muitas perguntas:
Tem filho? Não encontrou marido? Onde você mora? Quando você fica longe de sua mãe, você não chora? Não sente medo? Você está de pecinha pra banhar?
Quem cuida dela é sua avó que ela chama “pra mãe”.
Apresentamos o Semi-Breve debaixo da mangueira no fim de tarde. Uma manga caiu do lado de Quinan. Quase caiu na cabeça. Nos divertimos com o final, quando o navio buzinou. Esse foi o fim. Entramos no barco que partiu. Crianças acenam e ficam. E nós, continuamos indo pra Lá.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home