Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

sexta-feira, junho 16, 2006

16.06.06 - S. Luis (MA)

Existem diversos sotaques de Bois: os de Zabumba, de Matraca, de Orquestra, de Costa de Mão, de Pindaré... da região da Baixada, da Ilha... é uma riqueza!

A diferença entre eles é grande. São ritmos diferentes.

Os Bois da Baixada são os únicos que têm a figura dos Cazumbas - personagem mascarado cômico e mitológico que faz feitiçaria para esconder o boi.

São também chamados de Caretas.

“Meu Cazumbá

Levanta o meu boi

Assusta a tristeza

O povo quer se alegrar”

Assistimos o Tambor de Crioula do Mestre Apolônio, o Boi de Santa Fé, Boi de Ilha, Boi Encantado, Boi de Axixá, Boi de Pindaré.

A festa do Boi é assim mesmo: a gente sai de casa e vai de arraial em arraial atrás dos Bois preferidos.

E tudo é tão rico e bonito: as roupas, os bordados, o povo dançando, cantando junto, o tambor onça que vai chamando para o ritmo primitivo, como um coração batendo, dando o pulso da brincadeira...

Alguns detalhes bonitos da festa:

O irmão do Rosalindo está operado e o médico proibiu de brincar o Boi neste ano. Ele foi assistir. O boi chamava e ele não podia.

Uma criança Cazumbazinha com máscara Bico de Pato-Dragão brinca o Boi e a mãe vai atrás orgulhosa, arrumando a roupa, cuidando para aparecer o bordado.

Uma menino de 5 anos, filho de família evangélica, ouvia o Boi e ficava tomado pela brincadeira. Começou a fugir de casa para brincar. A esposa de Seu Apolônio foi falar com a mãe do menino para ela deixar. Ela deixou.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home