Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

domingo, junho 04, 2006

04.06.06 - Aracati (CE)

Acordamos ainda em Nova Olinda. Sonhei com o circo Zanni, que uma mulher tinha virado picolé de saquinho.
No caminho para Aracati a estrada estava bem esburacada, muitos caminhões. Juliana dirigiu quase o dia todo e eu à noite.
Durante duas horas viemos acompanhadas da Chapada de Agapi, (divisa com o RN) bonita como uma coluna vertebral, imponente, delimitando.
Vi uma paisagem inesquecível: um lago cheio de Buritis. Uns 200 Buriris, todos juntos formando uma parede que nascia da própria água do lago. Foi de encher os olhos d´agua e a mente de literaturas. Naquele momento eu quis que algumas pessoas estivessem vendo aquilo comigo.
Desci para filmar o lugar.
Era um silêncio com canto de pássaros.
Muitos cantos variados. As aves, mesmo quando cantam, ou gritam, não interrompem o silêncio! Elas fazem o silêncio mais silencioso ainda.
Chegamos em Aracati e fomos recebidas por Marciano e sua família que foram nos buscar em frente à rodoviária.
Marciano é um sujeito muito simpático, engajado, que ama seu lugar. Um apaixonado pela arte, um artista que se dedica ao teatro na sua cidade com todas as dificuldades que isso implica.
Ser artista no Nordeste é ser guerreiro, uma verdadeira batalha.
O grupo de Marciano – Centro Cultural Lua Cheia – já recebeu muitos artistas: primeiro o Valdo Mattos, depois o Simione do Lume, a Adelvane Néia, o Barracão, os Kapota mas não Breca, e agora, Las Cabaças.
Vamos apresentar nosso espetáculo e depois participar de um debate com a platéia.
A idéia do grupo é fortalecer isso que chamamos de trocas artísticas.
Não paro de me emocionar com a hospitalidade dessa gente, que abre a casa e acolhe igual filho. Dispões de tudo do bom e do melhor para as visitas.
D. Ivanize, a mãe de Marciano acaba de entrar aqui no quarto com uma infusão de água com óleo de hortelã . Eu perguntei pra quê era e ela disse: _ É pra fazer bem, cheire.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home