Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

quarta-feira, setembro 06, 2006

Dia 06/09/06 – Navio rumo à Santarém (PA)
Quase não dormi a noite por causa do frio e da luz espalhafatosa que fica ligada a noite inteira. Nós compramos o setor “rede sem ar condicionado” mas chegando no navio tivemos que ficar no setor “rede com ar”. É que na baixa estação, o navio não lota e eles colocam todo mundo junto para levar cargas na parte de baixo.
Sai para a proa que estava mais quente e a lua estava encantadora. Cheia, iluminava os meus olhos e o rio. Entramos no estreito de Breves. O lugar é esplendoroso. Gigante pela própria natureza. Na beira do rio vão surgindo casas palafitas, ora uma, ora outra, isolada. Tem até igrejas palafitas.
Mulheres, crianças e bebês dentro de canoas se aproximam do navio e ficam esperando alguém que lhes dê um dinheiro, roupa ou comida. De repente uma sacola plástica é lançada ao mar. A mulher que rema a canoa pega a sacola e o que tem dentro. Há também os vendedores de camarão, palmito e açaí. São crianças que remando suas canoas aproximam-se do navio, laçam-no com um gancho e atracam. Alguns não conseguem chegar ou acertar a mira: sobram se lamentando.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home