Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

quarta-feira, julho 05, 2006

05.07.06 - Frechal (MA)

Acordamos e fomos ver a casa de farinha funcionando, os homens trabalhando. Espalhar farinha na grande chapa quente é trabalho duro e pesado. Quanto mais tempo ela fica parada, escaldando, mais grossa fica. Se espalhar logo no começo, fica fina. Aqui no Frechal eles gostam é de farinha grossa.

As terras do Frechal, chamado de Quilombo até hoje pelos moradores, pertenciam à D.Mundoca que ao morrer, como não tinha herdeiros, deixou tudo registrado em cartório para seus pretos, como ela dizia.

Um latifundiário (Thomaz Cruz de Melo) comprou as terras comprando os funcionários do cartório, que arrancaram as páginas do livro. O advogado Dimas Salustiano, ajudou a recuperar a posse, mas tudo isso depois de muitas outras ações e muitas lutas (ficaram acampados na sede do Ibama por 20 dias) pressionando a oficialização do documento.

Todas as reuniões eram combinadas aos cochichos e feitas de madrugada.

Atualmente são proprietários de 9.400 hectares de terra que usam para sobrevivência. Plantam arroz, milho, feijão, cana, maniva.

Antigamente havia grande quantidade de mangueiras plantadas, mas S. Thomaz derrubou tudo para trazer gado e construir uma pista de pouso.

Um grande desgosto para eles que aqui nasceram e conviveram com as árvores desde crianças.

A igreja é redonda, segundo Jonas porque o círculo é a forma da organização da sociedade. Círculo é união.

Fizemos uma saída de palhaças pelas ruas, visitando as pessoas em suas casas, sem avisar. Tivemos momentos inesquecíveis, como quando D. Duzinha trocou de nome com Quinan.

Bifi fez a cerimônia.

Ou quando o batalhão de crianças que nos seguia cantava junto:

Branca, Branca, Branca

Leon, Leon, Leon...

À noite fizemos fogueira, cozinhamos mingau salgado no fogo. A noite estava estrelada, lua crescente. Uma tranqüilidade de lugar antigo.

Saída de Palhaças


Crianças com as Cabaças

Quinan e as crianças


Bifi e as crianças

Segurando parede.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home