Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

domingo, julho 02, 2006

02.07.06 - S.Luis (MA)

Lais é uma amiga nossa de SP que criou (junto com Fofa e Silvia) a Expedição VagaLume, que implanta bibliotecas e capacita educadores em comunidades da Amazônia.

Não sei se vocês sabem, mas o Maranhão também é Amazônia...

Agora a casa tem 7 mulheres ( Marina, Juliana, Mariana, Ana Paula, Pricila, Lili e Lais). Haja balde d’água!

Digo isso porque falta água na casa depois do meio dia.

É preciso buscar água no poço da casa do vizinho, seu Antonio. Banhos `a lá canecadas.

Nada mal. Essencial.

Seu Antonio está tirando o mato do quintal da nossa casa. Outro dia ele chegou para trabalhar com uma gaiola. Trouxe o pássaro para acompanhá-lo. Era um corrupião.

De noite fomos ver o Boi de Cururupu, no arraial da Madá.

Curioso foi uma brincadeira que começou sem pretensão:

Um menino me perguntou de onde eu era.

Eu, que estava dançando com um maracá que um caboclo de pena havia deixado comigo, fiz um gesto e ele disse:

_ Da Índia?

_ Sim.

_ Quanto tempo você levou para chegar aqui?

_ 300 dias.

_ Você veio como?

_ De jegue (e apontei para Juliana que dançava).

_ Ela ?

_ Sim. De dia ela é jegue e de noite vira mulher.

(risos)

_ Mas o que ela come?

_ Capim.

(risos)

_ A família dela sabe?

_ Claro! Acontece com todos da família.

(eles olharam para Mariana, irmã da Juliana, que são bem parecidas. Ele foi perguntar)

_ Ei, é verdade?

Mariana não sabia direito do quê se tratava e respondeu que sim.

O menino me pediu para passar lá no dia seguinte para ver a Juliana-Jegue. Eu disse que ia. Ele me abraçou forte e foi embora.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

tia nininha, eu tambem quero ver!!!
joca

1:30 PM  
Anonymous Anônimo disse...

o Anônimo tamém quê...

2:57 PM  

Postar um comentário

<< Home