Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

segunda-feira, julho 17, 2006

Dia 17/07/06 – S.Luis (MA)

Fomos ver a morte do Boi de Santa Fé . A Sede fica no bairro de Fátima. O mestre Zé Olho, cujos olhos são realmente expressivos, é uma pessoa muito boa, preocupado com tudo e com todos. Cuida do seu terreiro e brincantes com amor verdadeiro. Até comigo ele se preocupou quando me ouviu comentar que estava com dor de barriga. Seus olhos me perceberam e no seu posto de Mestre quis ajudar.
A morte do Boi:
Os brincantes saem de casa em casa à procura do Boi que se escondeu. Pegam o Boi e levam até o mourão, um galho de árvore forte, alto, com ramificações e enfeitado com papel crepon colorido e cheio de penduricalhos com bombons (que para nós é bala). Ao lado do mourão estão os tocadores: pandeirão, pandeirinho, e tambor-onça (espécie de cuíca, com som mais grave). Zé Olho puxa as toadas e o povo canta o refrão. É hora de laçar o Boi. Alguns brincantes tentam e quando um deles consegue, amarram no mourão. É lá que ele vai morrer. Normalmente o Pai Francisco está junto com seu facão. Morre o Boi que sai de cena. O vinho é derramado numa bacia como símbolo do sangue do Boi. Zé Olho corta o mourão. Todos entram na sede, pois toda a representação foi feita na rua. Oferecem os bolos feitos pelas mulheres, orgulhosas. Devia haver ali uns 20 bolos, verdadeiros bolos. Cada qual com sua característica, sua personalidade, seu sabor.
Brincamos muito, toda a noite.
Uma menina me olhava, perguntou meu nome, eu disse:
_ Juliana, mais conhecida como palhaça Bifi.
Pus-me a fazer palhaçadas mexendo a bunda entortada. Ela ria e contava aos amigos quem eu era. Quiseram saber onde eu morava. Numa caixinha de fósforos. E ela:
_ Junto com os outros palitinhos, né?
Marina nessa hora estava junto com os tocadores, vibrando com eles. O Boi é tudo isso, a brincadeira, a música, a loucura, o sagrado, os encontros e olhares que acontecem ali no meio, no suor, na voz rouca, no corpo torto. O sentido da palavra brincadeira se ampliou para mim e eu também. As pessoas nos querem muito bem.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home