Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

sábado, julho 29, 2006

Dia 29/07/06 – S. Luis (MA)
Imagine a situação: Eu e Ju conversando sobre o trabalho, a viagem, sensações, medos, dificuldades, pontuações e posicionamentos. Estávamos num chororô danado, corações expostos... Eis que de repente aparece um rato pequeno, desesperado correndo de trás das malas em direção à Juliana. Eu gritei avisando, ela gritou; Ana e Julia que estavam na sala vieram gritando. Nós quatro, frenéticas pulando, levantando as pernas. Busquei a Firula para matar o rato. Juliana estava em cima da cadeira. Firula chegou com tudo, não viu o rato e subiu na cadeira também.
Cercamos o rato com vassoura e rodo, gritando. Ele, desesperado tentava se esconder. Colocamos a Firula cara a cara, ela viu, correu atrás e mordeu. Ele ficou imóvel. Foi uma gritaria absurda.
As lágrimas de choro misturaram com as de tanto rir daquela situação palhascesca. Terminamos abraçadas, choranrindo.
Cada um tem a dupla que merece!

Assistimos a roda de capoeira. Assuélio jogou com um menino estrangeiro que nada entendia de português. O convite foi feito de forma bonita. Primeiro passou o chapéu juntando de tudo um pouco: copo de plástico, bombinha de asma, moedas, coisas invisíveis... botou o chapéu no chão e puxou a ladainha. Quem pegar com a boca, leva. Terminando essa introdução cantada, deu lugar para o menino jogar com o outro companheiro. Ele continuava sem entender. Todos riam da situação. Ele disse que ia ensinar como é que fazia e jogou. Depois jogou com o próprio menino, dando aula.
Foi emocionante de ver. Assuélio tem um jeito de cantar engraçado: ele inventa tudo que vai dizer na hora, mas de vez em quando a rima não vem e ele termina o canto enrolando as palavras. O coro não deixa a música perder força.
Almoçamos com Assuélio e Bel (sua esposa) no mercado redondo da praia grande. Ele disse:
_ Para sobreviver de Capoeira é preciso ser palhaço.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home