Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

quinta-feira, setembro 14, 2006

foto de João Ramid

Dia 14/09/06 – S. Pedro (PA)
Somente de manhã percebemos que o lugar onde dormimos era uma escola.
Durante a noite a cruviana chegou ( frio úmido da madrugada) e fui me esquentar no sol nascido às 5:00hs debaixo de uma seringueira repleta de ninhos de japiím. Seu ninho é comprido e lembra o tipiti. O danado imita o canto de vários pássaros. Carlinhos me levou para ver um mico filhote. Estava no telhado da casa. Carlinhos estava na minha frente e o mico ao vê-lo, nem deu bola; mas quando me viu se arregalou todo me olhando do começo ao fim, entortando a pequena cabeça. Vi também um ovo azul de uma galinha chamada Inanbu. Fomos nos vestir de palhaças e nos aquecer. Todas as crianças ficavam em volta curiosas, rindo da roupa, do sapato, dos nossos olhares. Corriam para chamar os outros. Fizemos um improviso de 2 horas seguidas que foi extremamente rico. Foi um improviso itinerante, com as crianças nos seguindo. Começou na escola, passando pela igreja e terminando dentro do rio com todas as crianças nadando junto conosco. Entramos no rio de roupa e tudo, pois estávamos pingando de suor, com a roupa cheia de areia.
Depois do almoço tomamos outro banho de igarapé com as crianças.
_ Bifi, vem nadar!
_ Quinan, vem pra água...
Passamos praticamente o dia todo dentro d’água igual curumim.
Na volta a agente de saúde havia chegado para vacinar as crianças. Uns meninos diziam:
_ Eu vou é me esconder nessa capoeira.
Outros diziam:
_ Eu vou é me transformar num cajueiro... Eu vou é virar terra e ninguém vai me encontrar...
A brincadeira passou a ser inventar o tanto de coisas que eles virariam.
Jantamos às 17:00hs caldo de carne com arroz e farinha.
Despedimos-nos para seguir à outra comunidade. As crianças foram junto até onde puderam. Ficaram na margem acenando o tchau até a vista não alcançar mais. Gritavam:
_ Tchau Bifi.
_ Quinan, não vá embora!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home