Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

quarta-feira, agosto 02, 2006

Dia 02/08/06 – Frechal (MA)
Acordamos e ensaiamos até de tarde. Visitamos D. Duzinha.
_ Como vai D. Duzinha?
_ Mais ou menos. Mais para menos. Fiquei ruim com dor nas costas.
...
_ Aqui tem criança a miúdo e a graúdo.
As crianças estavam tirando pulgas de todos os lugares possíveis: da cabeça, umbigo, pescoço. Elas me davam esperando minha reação. Queriam ver se a pulga ia falar ou não (eles mesmo faziam a voz miudinha da pulga), de era macha ou fêmea, a cor, o que ela ia ser quando crescer. Umas seriam pato, galinha, urubu, lápis, bailarina, vassoura,... eles olhavam na minha mão e afirmavam o que eu dizia.
D. Duzinha não gosta de língua africana porque parece que só falam a palavra pela metade. Ela contou que na semana passadas vieram dois palhaços aqui, maquiados como nós. Perguntei tudo. Ela disse que eram crentes, davam brinquedos, faziam brincadeiras com as crianças e cantavam músicas de Jesus. Perguntei às crianças se tinham gostado. Os menores responderam que sim. Outro, de mais idade, que estava na bicicleta disse com cara fechada:
_ Eu não achei a menor graça!
Vimos S. Bié passar com o carro de boi lotado de crianças. Iam buscar o arroz colhido no dia. A Firula e as crianças nadaram no rio em frente da casa de D. Duzinha. Todos pelados e a Firula feliz.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home