Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

quinta-feira, setembro 21, 2006

Dia 21/09/06 – Jamaraquá (PA)
Saímos para nosso estudo prático. Marina de manhã e Juliana de tarde. Tudo registrado. Almoçamos arroz com urucum, tucunaré frito, feijão com jerimum e pimenta de tucupi.
Seu Pedrinho é um homem forte, baixinho, troncudo, tem 55 anos, mas parece mais novo que isso, tamanha sua disposição e agilidade para a vida. Conhece muito dos homens e das plantas. Como líder comunitário já viajou bastante. Foi para Europa, São Paulo e Rio de Janeiro mostrar um pouco da vida na Amazônia, ele é também puxador – coloca as juntas no lugar.
Passamos o meio dia, hora do calor que amolece, na rede lendo e escrevendo. Tomamos banho no igarapé e de noite fomos à praia fazer fogueira e esperar o filho de Seu Pedrinho, o Pedro-filho que fora à Piquiatuba de rabeta levar o funcionário para consertar o orelhão.
Nós: Marina, Juliana, Dona Conse e Seu Pedrinho esperávamos para ajudá-lo a atracar a canoa. Conversamos sobre a Amazônia, sobre remédios naturais, sobre peixes... Dona Conse nos contou que já matou uma surucucu com um tesado (facão)... até que adormecemos os quatro deitados no lençol na areia. Pedro-filho chegou e nem vimos. A mãe foi a primeira que acordou, foi esquentar comida pro filho. Acordamos todos e fomos para as redes. Ouvimos o macaco guariba urrando.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home