Las Cabaças

Duas palhaças em pesquisa prática sobre os palhaços do norte e nordeste brasileiros.

Nome:
Local: Belém, Pará, Brazil

terça-feira, setembro 26, 2006

Pedro e o barco escolar

Dia 26/09/06 – Cachoeira do Aruã (PA)
Tivemos essa noite de sono com o barco parado em Urucuriá. Acordei às 5 horas com o sol nascendo. Levantei para ver aquele laranjão que vinha vindo.
Chegamos às 10 horas de carona com o barco escolar. O outro teve que parar antes porque o rio estava seco. O comandante chamava-se Pedro.
_ seu Pedro, o senhor é católico?
_ sim, cismei com isso.

Tomamos banho na cachoeira, depois no igarapé, conhecemos Graça, Andressa, o padeiro Jurandir, sua filha Juliane, conhecemos a movelaria, marcamos uma apresentação para amanhã, comemos caju do pé, tomamos mais banho de igarapé, conhecemos Maria Severina de Andrade que tem 95 anos e ainda vai pra roça. Ela nunca viu um palhaço e nem sabe o que é. Conhece essa região há 1 século!
_ O que mudou nesse tempo todo em que a senhora está aqui?
_ Ah, antigamente não tinha essas facilidades de bois. Antes a gente é quem carregava a mandioca no lombo mesmo... a gente é que era o boi...
e ria.
Cachoeira do Aruã é uma comunidade com 52 famílias, com energia elétrica há 4 meses. Fica localizada na fronteira, como dizem. É rota de soja plantada clandestinamente, desmatando tudo. Contam casos de furtos e violência na mata.
A praça é cheia de brinquedos de madeira e pneu. Balanço, gangorra, trepa-trepa. Sempre tem alguém brincando, principalmente à noite que é mais fresco.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home